Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, as ervas marinhas, que constituem as pradarias marinhas, apresentam diferentes características em comparação com as algas.
Das quais algumas são:
Que aspecto tem uma erva marinha?
Na parte inferior dos rizomas horizontais crescem grupos de raízes que permitem a fixação no substrato e através das quais absorvem os nutrientes. Já na parte superior podem crescer curtos rizomas verticais, nos quais, se encontram as folhas.
Em determinadas alturas do ano, as ervas marinhas podem desenvolver flores, também designadas inflorescências, o que não acontece com as algas.
Ervas marinhas
As ervas marinhas realizam fotossíntese?
As ervas marinhas utilizam a luz solar e algumas moléculas simples, como o dióxido de carbono, a água e os sais minerais, para fabricarem a sua própria matéria orgânica, originando ao mesmo tempo oxigénio. Os órgãos onde ocorre a fotossíntese são as folhas, o que comprova o facto destas crescerem na vertical à procura da luz. Por esta razão, as ervas marinhas são muito sensíveis a ameaças que alterem a transparência da água e a penetração de luz pois influencia a fotossíntese.
![]() |
Algas |
Sem comentários:
Enviar um comentário